Central do Associado

News

XXVI CONBRAT reuniu mais de cem pessoas

05.09.2017

A aconchegante Casa de Retiro Vila Betânia foi o cenário do encontro dos 110 participantes do XXVI Congresso Brasileiro de Análise Transacional, entre 31 de agosto e 2 de setembro em Porto Alegre (RS). O tema "Esperança e medo: o que te move?" esteve presente nos workshops, nas palestras, nas mesas de discussão e nas rodas de chimarrão. A convidada internacional foi a inglesa Julie Hay e tivemos a participação da também inglesa Rosemary Napper, que há dez anos dedica um mês de trabalho por ano ao ensino da AT no Brasil.

As atividades do Conbrat deste ano incluíram o primeiro Curso de Escrita Científica, ministrado por Maku Almeida e Ede Lanir Ferreira, a reunião dos Membros Didatas e Membros Didatas em Formação, os exames de certificação e um workshop sobre Supervisão em Análise Transacional com Julie Hay.

Dezenas de profissionais da comunidade de AT no Brasil apresentaram seus trabalhos e aprofundamentos teóricos. Também foram convidados profissionais que trabalham com desenvolvimento humano usando outras linhas do conhecimento para apresentar suas atividades.

Certificações

Foram certificados Juliana de Oliveira e Silva, área clínica, aluna de Renata Tannus; Camila Marinho, Silvana Maria de Jesus e Auzean Lucena da Silva, área organizacional, alunas de Maria Imaculada Almeida; Joelma Moura Tannus, Lilian de Oliveira Silva, Olivia de Freitas Oliveira e Daniel Domingues Rodrigues Jr, área clínica, alunos de Flavia Testa Bernardi; Eline Bertolucci, área clínica, aluna de Miriam Cibreiros; Claudio José dos Reis, área organizacional, aluno de Laucemir Silveira e José Silveira; e Gabriela Betanho, área clínica, aluna de Mary Melazzo.

Marília Pereira, supervisionanda de Jane Costa, fez sua prova oral e foi aprovada, tornando-se Membro Didata Clínica.

Alegria

Tivemos diversos momentos de descontração e trocas de carinhos quentes: apresentação de balé da Marília Pereira, danças típicas gaúchas e flash mob.

Anfitriões

Pequenos detalhes foram significativos na calorosa recepção prepara aos participantes. Desde os aromatizadores de ar, batizados de “cheirinhos do CONBRAT”, à escolha das plantas que decoraram as salas de atividades. A Comissão Organizadora foi coordenada por Márcia Beatriz Bertuol e composta por Jane Maria Pancinha Costa, Paola Frizzo Pasquotto, Ercilia Silva, Margarete de Boni, Ede Lanir Ferreira Paiva, Jeffersonn Moraes, Mary Luce Melazzo, Tânia Elizabeth Caetano Alves, Maria Clara Ramos Grochot, Miriam Rosito, Serguei Silva, Vera Lúcia Ourique e Michelle Farias. Renato Morandi colaborou na criação do evento e fez a tradução inglês-português e Michelle Thomé fez o cerimonial. O CONBRAT teve o apoio também de colaboradores de diversas áreas: Bento de Abreu, Carolina Zinn Arend, Lelei Teixeira, Renato Schumacher Santa Maria, Fábio Priebe Carvalho, Gabriel Carneiro Costa e Maria Lúcia Falk.

Nova Diretoria

O encontro em Porto Alegre marcou o encerramento da gestão de Katia Ricardi de Abreu e sua equipe à frente da diretoria nos últimos três anos e a posse da nova diretoria, presidida por Vitor Mehry, durante a assembleia geral.

CATEGORIA: Notícias

Voltar