Central do Associado

News

X Fórum recebe inscrição de trabalho

18.12.2017

X Fórum Brasileiro de Análise Transacional

Ser ou ter: qual é a sua? Reflexões sobre ética, escolhas e consequências.

 

Cada pessoa traça sua própria vida.

A liberdade confere-lhe o poder de realizar seus próprios desígnios

e o poder dá-lhe a liberdade de interferir nos desígnios dos outros.

Eric Berne

 

Esse pensamento de Eric Berne, tão atual, nos convida a refletir e debater sobre SER e TER de maneira aberta, clara e franca, e, acima de tudo, poder compartilhar qual está sendo a contribuição do nosso grupo de analistas transacionais em relação a esses temas.

Perguntas significativas se fazem presentes: qual a minha parcela de responsabilidade para mudar esta sociedade? Como posso SER? O que posso fazer? Por onde começar? O que preciso TER? O que a Análise Transacional pode oferecer para facilitar essa mudança?

E novamente, Berne: "O destino de todo ser humano é decidido pelo o que se passa dentro de sua cabeça quando confrontado com o que acontece fora dela. Cada pessoa traça sua própria vida".

Como traçar a vida de forma ética? Desenvolvendo a liberdade de escolhas, de como viver, com a clareza de que cada ação tem consequências, para quem escolhe, para sua própria “tribo”, para a sociedade como um todo. Como círculos que se expandem a partir de uma pedra atirada na água, cada ação, pensamento ou emoção repercute espaços afora.

Se a vida é feita de uma sucessão de escolhas, o tempo todo, ter consciência dos sentimentos, dos pensamentos, dos comportamentos e ainda perceber o reflexo da sua ação no outro, vai favorecer trilhar os caminhos que levam a uma vida produtiva e ética, em equilíbrio com o TER e o SER.

E a consciência, indispensável para a autonomia de cada SER humano, segundo Berne, aflora fundamentada pelo suporte teórico-metodológico da Análise Transacional e sua filosofia humanista e igualitária, e de onde é possível descortinar as motivações do SER. Nosso encontro de 2018 também visa dialogar sobre os princípios morais que norteiam nossa sociedade, os motivos de se TER tais e quais escolhas, as consequências e o que pode SER feito para estimular mudanças facilitadoras da oqueidade nas relações.

A cidade do Rio de Janeiro, com sua história, sua beleza e seus desafios, servirá de inspiração para diálogos construtivos no X Fórum Brasileiro de Análise Transacional, visando criar ações que nos movam em direção à Autonomia e à responsabilidade social.

 

Eixos temáticos

Nossa proposta é conduzir reflexões sobre escolhas e consequências, utilizando o referencial teórico e a prática de Análise Transacional, guiadas por quatro eixos temáticos:

  1. Espiritualidade – De que modo a espiritualidade (conexão com minha essência) pode contribuir para a ampliação de nossa Consciência?
  2. Sociedade melhor – Como obTER equilíbrio entre as instâncias do pensamento, sentimento e comportamento em prol da saúde mental, física e emocional do indivíduo na comunidade?
  3. Autonomia em família – Como SER um integrante familiar saudável, ciente de cada um dos papéis exercidos neste contexto?
  4. Trabalho e bem-estar – Como estimular ações para que o trabalho, desenvolvido em organizações públicas ou privadas, seja entendido pelo seu executor como acréscimo ao seu bem-estar, assim como o bem-estar dos outros?

Contamos com sua presença para compartilhar desse oportuno momento de sensibilização para uma mudança positiva!

 

Inscrição de trabalhos

Serão analisados os trabalhos inscritos para as categorias:

A) Seminário;

B) Case;

C) Oficina.

A) Seminário: Apresentação de um tema específico relacionado à Análise Transacional e à temática do Fórum com envolvimento, diálogo e debate com os participantes. Sua apresentação se dará na modalidade Expositiva/Participativa - o apresentador abordará seu tema abrindo para diálogo com os participantes durante ou após sua apresentação. O tempo total será de 1 hora e 30 minutos.

B) Case: Relato de uma experiência bem sucedida, uma história de sucesso, casos vividos por um profissional, um grupo, empresas ou instituições, ressaltando os caminhos percorridos, conectada aos eixos temáticos, para inspirar novas possibilidades de ação. Sua apresentação se dará na modalidade Comunicação Oral: o tempo total de apresentação será de 45 minutos. Numa mesma sala poderão ser apresentados cases com temas diferentes.

C) Oficina: Discussão teórica que envolva a Análise Transacional, ou a aplicação da Análise Transacional à prática profissional relacionada ao tema do Fórum. Sua apresentação se dará na modalidade Vivencial: o apresentador conduzirá a atividade levando os participantes a vivenciar os conceitos discutidos, seguindo com o processamento da experiência. O tempo total será de 2 horas.

 

Seleção dos trabalhos

A seleção dos trabalhos será feita pela Comissão Científica do X Fórum de acordo com os seguintes requisitos:

1. A seleção está aberta para profissional de qualquer área de atuação que tenha participado, ou esteja participando, do Curso de Formação de Membro Certificado em Análise Transacional da Unat-Brasil – AT 202 ou do curso de pós-graduação Lato Sensu em Análise Transacional.

2. O autor deve encaminhar o Texto de Inscrição relatando o trabalho que pretende apresentar no Fórum, salientando aspectos da aplicação da Análise Transacional, com a respectiva bibliografia.

         2.1. O texto deve ser enviado em formato Word (.doc), conter de duas a cinco páginas, com os seguintes itens: título, resumo de até 10 linhas, 3 palavras-chave, redigido em fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento entre linhas com 1,5 cm, papel tamanho A4, margens superior e inferior com 2,5 cm e margens esquerda e direita com 3 cm, alinhamento justificado, recuo de parágrafo com 1,5 cm e título em maiúsculo/negrito com alinhamento centralizado. Citações recuadas devem ser redigidas em corpo 10, espaço simples. Se houver figuras, devem ser apresentadas anexadas ao email.

3. Os trabalhos serão recebidos até o dia 30/4/18 pelo e-mail forum.cientifica@unat.org.br

4. Os trabalhos que estiverem adequados aos requisitos estabelecidos, serão selecionados por integrantes da Comissão Científica do Fórum.


5. Os trabalhos serão avaliados sob os seguintes critérios gerais: (a) pertinência ao tema do Fórum contemplando os Eixos Temáticos, (b) clareza e consistência da aplicação da teoria da Análise Transacional, (c) relevância dos resultados obtidos quando se tratar de Case, (d) clareza da linguagem do texto de apresentação do trabalho.

6. O resultado da seleção será divulgado aos inscritos por e-mail.

7. Será emitido certificado de que o trabalho foi apresentado, especificando o nome do apresentador.

8. Na hipótese de co-autoria:

         8.1) no mínimo um dos autores deverá atender ao requisito 1 acima; os demais deverão ter participado do Curso Introdutório de Análise Transacional AT 101; 


         8.2) os apresentadores do trabalho deverão estar regularmente inscritos no Fórum; 


         8.3) todos os co-autores do trabalho poderão ser inscritos como apresentadores desde que tenham se inscrito no Fórum; 


         8.4) será emitido certificado de que o trabalho foi apresentado, especificando o(s) nome(s) do(s) autor(es) e apresentador(es); 


         8.5) o não comparecimento do apresentador inscrito impede o recebimento do certificado de apresentação do trabalho.

9. Observações:

         9.1) Após a seleção do trabalho pela Comissão Científica do Fórum, o apresentador receberá maiores detalhes sobre procedimentos, critérios e uso de recursos para sua apresentação.

         9.2) Os apresentadores de trabalho deverão formalizar sua inscrição no Fórum com o pagamento da respectiva taxa de inscrição.

         9.3) Envie seu trabalho para a Comissão Científica – forum.cientifica@unat.org.br indicando no assunto do e-mail “inscrição de trabalho”. Para garantir o recebimento do seu trabalho, considere que o arquivo foi recebido pela Comissão apenas após nosso e-mail de confirmação. E copie e cole a sua ficha de inscrição no Fórum no mesmo arquivo, ao final de seu trabalho. 


(documento disponível em http://unat.org.br/forum2018/submissao.php)

Voltar