Warning: include(includes/php.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/unat/www/portal/unat33anos.php on line 2

Warning: include(includes/php.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/unat/www/portal/unat33anos.php on line 2

Warning: include(): Failed opening 'includes/php.php' for inclusion (include_path='.:/opt/remi/php56/root/usr/share/pear:/opt/remi/php56/root/usr/share/php:/usr/share/pear:/usr/share/php') in /home/unat/www/portal/unat33anos.php on line 2

Warning: mysql_query(): No such file or directory in /home/unat/www/portal/unat33anos.php on line 4

Warning: mysql_query(): A link to the server could not be established in /home/unat/www/portal/unat33anos.php on line 4

Warning: mysql_fetch_array() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/unat/www/portal/unat33anos.php on line 5
UNAT - Brasil | Institucional | Unat 33 anos
Warning: include(includes/js.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/unat/www/portal/unat33anos.php on line 21

Warning: include(includes/js.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/unat/www/portal/unat33anos.php on line 21

Warning: include(): Failed opening 'includes/js.php' for inclusion (include_path='.:/opt/remi/php56/root/usr/share/pear:/opt/remi/php56/root/usr/share/php:/usr/share/pear:/usr/share/php') in /home/unat/www/portal/unat33anos.php on line 21

Warning: include(includes/header.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/unat/www/portal/unat33anos.php on line 26

Warning: include(includes/header.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/unat/www/portal/unat33anos.php on line 26

Warning: include(): Failed opening 'includes/header.php' for inclusion (include_path='.:/opt/remi/php56/root/usr/share/pear:/opt/remi/php56/root/usr/share/php:/usr/share/pear:/usr/share/php') in /home/unat/www/portal/unat33anos.php on line 26

Unat 33 anos

Em 25 de maio de 2018 a Unat completa 33 anos.

Celebramos juntos esta caminhada, refletindo sobre o significado da Análise Transacional em nossas vidas. Recebemos lindos depoimentos, recheados de palavras sinceras e que merecem ser compartilhados.

Márcia Beatriz Bertuol, Membro Didata Clínica e ex-presidente da Unat-Brasil (2004-2006)

"Como descrever a maneira como penso, como organizo minhas intervenções terapêuticas, como leio os eventos da vida? A teoria da AT é estruturante em minha vida, pessoal e profissional. Foi minha graduação paralela, aconteceu junto com a formação em Psicologia e, 39 anos depois, ainda me encanta e desafia a aprender e crescer."

Jane Pancinha Costa, Membro Didata Clínica e ex-presidente da Unat-Brasil (1992-1994)

Veja como a Análise Transacional tem um papel de grande importância na vida da Jane Pancinha Costa, Membro Didata Clínica e ex-presidente da Unat-Brasil (1992-1994).

José Silveira Passos, Membro Didata Clínico e ex-presidente da Unat-Brasil (2011-2014)

Katia Ricardi de Abreu, membro Certificada Clínica e ex-presidente da Unat-Brasil (2014-2017)

Rosa Krausz, 1ª presidente da Unat-Brasil (1986-1988) e Membro Didata Organizacional e Educacional pela ITAA

Conheça a história da 1ª presidente da Unat-Brasil (1986-1988) e Membro Didata Organizacional e Educacional pela ITAA, Rosa Krausz 😍 "Meu encontro com a AT foi um fator de mudança de vida. Entrei em contato com esta teoria nos anos 70 pelo livro Games People Play, quando era professora Assistente Dra. na Faculdade de Saúde Pública da USP.

"Para mim, a AT abriu novos caminhos e muitas oportunidades de contribuir para que mais pessoas a conhecessem. ❤️ Trouxe muita alegria, autorrealização, reconhecimento e aprendizagem constante.

Minha Formação foi na ITAA e certifiquei-me em 1977, em San Francisco, e como Membro Didata em 198, em Boston. Sou a primeira Membro Didata Organizacional e Educacional pela ITAA no Brasil.

Em 1985, foi fundada a Unat- Brasil, da qual fui a 1ª presidente. 👏🏻 Em 1988, organizamos o 1° Congresso Internacional Conjunto da Unat-Brasil, ITAA e ALAT no Rio de Janeiro, que reuniu 490 participantes.

Na ITAA, participei como Diretora Secretária, Membro do Board of Trustees e do Executive Comittee, do Board of Certification, fazendo sempre a ponte entra esta e a Unat-Brasil.

Criei a Revista Brasileira de Análise Transacional, que editei durante 20 anos e fui agraciada com o Prêmio Eric Berne da ITAA, em 2012, por minhas contribuições para a aplicação da AT nas organizações.

Nos últimos anos, a Unat-Brasil perdeu contato com a comunidade estrangeira de AT , o que considero uma pena, pois entendo que, para continuar crescendo, é preciso cultivar redes de relacionamento internacional.

Um outro ponto que chama minha atenção é o crescimento de candidatos a Membros Didatas nem sempre acompanhado pelo número de candidatos a Membros Certificados. Tal fato poderá criar, a médio prazo, um desequilíbrio estrutural.

Também é relevante o fato de que o crescimento da Unat está concentrado no sudoeste do país, enquanto há vazios no Norte, Nordeste e Centro. Gostaria de ver estes vazios preenchidos com novos membros que poderiam beneficiar-se dos conhecimentos da AT e assim se capacitarem para trilhar os caminhos da tão desejada e necessária autonomia dos seres humanos.

Como descrever a maneira como penso, como organizo minhas intervenções terapêuticas, como leio os eventos da vida? A teoria da AT é estruturante em minha vida, pessoal e profissional. Foi minha graduação paralela, aconteceu junto com a formação em Psicologia e, 39 anos depois, ainda me encanta e desafia a aprender e crescer."

Regina Silva, Membro Didata Clínica e ex-presidente da Unat-Brasil (2202-2004 e 2006-2008)

Para celebrar os 33 anos da Unat-Brasil, a Regina Silva, de São Paulo, Membro Didata Clínica e ex-presidente da Unat-Brasil (2202-2004 e 2006-2008), nos contou como foi o desafio de desenvolver novos talentos ao longo da sua jornada na Análise Transacional.

Assista ao vídeo que ela preparou com carinho para a gente!

Ede Lanir Ferreira Paiva, Membro Didata Clínica e ex-presidente da Unat-Brasil (2008-2011)

"Faço parte da AT no Brasil. Este foi meu desejo desde que, pela leitura de um livro do Steiner, me encantei com a Análise Transacional e decidi que era o que eu queria fazer.

Fiz e estou fazendo sendo parte da história dos 33 anos da Unat-Brasil. Sinto orgulho e gratidão por estar trabalhando, realizando ampliações e me realizando como pessoa, através da Análise Transacional e da associação que congrega os analistas de todo Brasil."

Antonio Pedreira, Membro Didata Clínico

O Antonio Pedreira, Membro Didata Clínico, também é apaixonado pela Análise Transacional. Com a sua formação em AT, ele consegue contribuir para o crescimento profissional e pessoal de seus clientes de forma incrível.

Maku Almeida, Membro Didata em formação organizacional e Diretora Administrativa da Unat-Brasil

Para Maku Almeida, membro didata em formação organizacional e diretora administrativa da Unat-Brasil, uma das características da Análise Transacional que mais a encanta é o fato de ser uma teoria que se abre para todas as outras de comportamento e de conhecimento, permitindo uma interação simétrica com o mundo.

Jeffersonn Moraes, Membro Didata em Formação Organizacional

Para Jeffersonn Moraes, Membro Didata em Formação Organizacional, a Análise Transacional tem influência em duas áreas da sua vida: saúde e aprendizagem.

Assista ao vídeo e veja como a AT tem um papel transformador.

Flavia Testa Bernardi, Membro Didata Clínica em Formação

A Flavia Testa Bernardi, Membro Didata Clínica em Formação, encantou-se com a Análise Transacional desde o seu primeiro contato com a teoria.

Marta Schumacher, Membro Didata Organizacional em Formação e Diretora Financeira da Unat-Brasil

A Marta Schumacher, Membro Didata Organizacional em Formação e Diretora Financeira da Unat-Brasil, também contou para a gente como a Análise Transacional faz parte da sua vida.

Rafaela Thomé, estudante de AT-202

A AT foi uma ferramenta fundamental em um momento muito importante da vida da Rafaela Thomé, estudante de AT-202: a mudança de profissão.

Eduardo Búrigo, Psicólogo e Membro Didata em Formação

A AT foi uma ferramenta fundamental em um momento muito importante da vida da Rafaela Thomé, estudante de AT-202: a mudança de profissão.

Mariana Francisco, estudante de AT-202

Na vida da Mariana Francisco, estudante AT-202 em Gaspar, a Análise Transacional transformou suas relações, permitindo contatos muito mais autênticos e presentes.

Mary Melazzo, Psicóloga, Membro Didata Clínica em Formação e Diretora Científica da Unat-Brasil

Mary Melazzo agrega seus conhecimentos em Análise Transacional na elaboração dos diagnósticos e nos planos de tratamento para os seus clientes

Laucemir Silveira, Membro Didata Organizacional

"Meu namoro com a Análise Transacional iniciou no quarto ano do curso de graduação em Psicologia, quando me chamou a atenção tal teoria que viabilizava compreender de maneira lógica a psicodinâmica e aspectos cognitivo-comportamentais.

Cerca de dez anos depois, durante o curso AT 101, um determinado conceito me mostrava a oportunidade de ampliar a minha adequação em alguns papéis, especialmente no papel de mãe de três filhos pré-adolescentes.

A partir daí veio a Formação AT 202 e depois o desejo de seguir como didata, compartilhando os conhecimentos que haviam sido relevantes na minha formação profissional e, principalmente, como ser humano.

Honro a história da Análise Transacional, os analistas transacionais que estimulam aprendizagens na área, aqueles que pesquisam e publicam, assim contribuindo para a AT seguir ocupando espaço nobre entre as ciências da Psicologia e do Comportamento Humano.

Honro os estudantes e clientes de AT, por se permitirem deixar afetar pela teoria e convite à mudança que ela propicia."

Claudio Reis, Membro Certificado Organizacional

Claudio Reis, do Rio de Janeiro, teve o seu primeiro contato com a Análise Transacional há 23 anos. De lá para cá a AT esteve sempre presente em sua vida.

Roy Abrahamian, analista transacional e Membro Didata Clínico em Formação

Para Roy Abrahamian, a Análise Transacional é uma importante filosofia de vida e de trabalho.

Simone Klober, Membro Didata em Formação

Simone Klober nos enviou um lindo depoimento sobre o significado da Análise Transacional em sua vida. Assista ao vídeo que ela fez com muito carinho.

Ivana Zanini, Membro Didata Organizacional em Formação

"Falando de sentimentos, é uma história de amor; adjetivando, é uma história linda. Conheci a AT em 2006. Trabalhava como gestora em uma empresa, contratei uma consultoria para fazer um trabalho no RH, a consultora apresentou alguns conceitos de AT e me interessei. Ela me indicou um 101 e fui fazer com a Lauce em fevereiro do mesmo ano. No final do curso me lembro de dizer “quero fazer aquele outro número que tem depois desse”, e comecei a fazer o curso 202 em junho.

O encantamento foi aumentando a cada encontro, esperava ansiosa pelo próximo mês. Éramos um grupo de formação em torno de 20 pessoas, com muito acolhimento e amorosidade.

Este grupo foi conduzido pela Lauce e pela Rosa e ali, além de conhecer e vivenciar uma teoria que foi um divisor de águas na minha vida, conheci amigos de caminhada, e juntos estamos até hoje.

Durante a formação no 202 eu vivenciei a AT em todos os sentidos, me experimentei em novos papeis, testei na empresa, na família, com os amigos, mas não como uma testagem científica e, sim, vivenciando a maravilha de poder fazer diferente e promover relações ok/ok.

Quando decidi me certificar, em 2013, foi uma experiência singular. Em 2014 fui convidada pela Katia Ricardi a assumir a diretoria financeira da Unat-Brasil, o que considero ter sido um grande aprendizado, pois passei a ter um novo olhar como associada: vivenciei o dia a dia de uma dedicação intensa e voluntária para manter a nossa instituição forte e ativa.

Hoje reverencio a todos que passaram pela diretoria e aos pioneiros que iniciaram a construção dessa instituição, alicerçando bases de ética, conteúdo e inclusão."

Silvana de Jesus, analista transacional certificada para a área Organizacional

A Silvana de Jesus aprendeu com a AT uma melhor maneira de lidar consigo e com as pessoas com quem se relaciona.

Vitor Merhy, Membro Didata Clínico em Formação e presidente da Unat-Brasil

"A Análise Transacional permeia a minha vida pessoal e profissional desde 1974, quando participei de um grupo pioneiro no Rio de Janeiro de estudos e divulgação da AT no Brasil. Desde então, nestes 44 anos de vida profissional, como psicoterapeuta, a AT está presente em meu pensar e atuar transacionalmente na prática clínica bem como na vida pessoal.

Além dos conhecimentos teóricos, devo acrescentar que minha terapia pessoal, em Análise Transacional ajudou na organização interna, propiciando um melhor e mais eficaz desempenho como psicoterapeuta. A possibilidade de aplicação dos conceitos da AT na vida diária – pessoal, social e profissional - é um caminho que me conduz a muitas possibilidades. Durante este meu caminhar de mãos dadas com a AT, muitas aplicações povoaram a atuação profissional, não só como psicoterapeuta, mas como educador.

Compartilhar e ensinar o meu conhecimento e forma de atuar como psicoterapeuta vem me dando muito prazer. Percebo que a convivência com outros Didatas e seus métodos de ensino estão neste momento aprimorando a minha forma de passagem do conhecimento e da experiência que adquiri em tantos anos de atuação. Ter sido eleito Presidente da Unat-Brasil é um marco e o coroamento deste meu caminhar de mãos dadas com a AT."

Auzean Lucena, analista transacional certificada para a área Organizacional

A Auzean Lucena passou a ter mais autonomia em suas relações a partir do momento em que começou a estudar a Análise Transacional.

Rubens Ribeiro, estudante AT 202 no Rio de Janeiro

"Considero a AT um conhecimento admirável, coerente com outras tipologias de personalidade e aberta para incorporar novas compreensões. Para mim, o uso mais frequente de estruturação social do tempo a questões reais levará a AT ao próximo patamar de excelência"

Monica Levi, Psicóloga e Analista Transacional

Monica Levi, de São Paulo, conheceu a Análise Transacional no último ano da faculdade, há 42 anos. Ela atuou como psicóloga hospitalar e teve a oportunidade de aplicar a Teoria de Eric Berne com os pacientes. No vídeo ela conta para a gente o que a levou a seguir a Análise Transacional.

Rubens Ribeiro, estudante AT 202 no Rio de Janeiro

"Há muito tempo que a Análise Transacional faz parte de minha vida. Quando decidi inicialmente fazer a formação, a intenção era para a área Organizacional. Mas me senti tão impactada com minhas próprias mudanças (em terapia individual e depois de grupo) que resolvi fazer Psicologia para poder atuar na área Clínica.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Isto me permite participar do processo da compreensão e da necessidade de implicação das pessoas no desenvolvimento da própria espontaneidade e o aumento da capacidade para a intimidade, que permite criar vínculos mais saudáveis e verdadeiros.

Uma das coisas que mais me encanta na AT é a possibilidade de auxiliar o desenvolvimento progressivo e autônomo de pessoas mais adultas e integradas consigo mesmas e em harmonia com seu entorno.

Quando aplico AT no meu consultório particular e na terapia grupal, constato a potência e eficácia terapêutica, além da receptividade dos clientes pela rápida compreensão dos seus processos e mudanças percebidas.

Uso a AT não só como teoria e, sim, como filosofia de vida e aproveito do deste conhecimento para me transformar em uma pessoa melhor."

Maria Ventura da Silva, Analista Transacional clínica e Membro Didata em Formação

Nesse vídeo a psicóloga, Analista Transacional clínica e Membro Didata em Formação, Maria Ventura da Silva, carinhosamente chamada de Mazinha, nos conta como foi o seu primeiro encontro com a Análise Transacional.

Jaime Ricardo Vahldick, estudante AT 202 em Gaspar/SC

"A AT foi uma grata surpresa quando tive o primeiro contato. Enxergo a AT como uma filosofia simples e sofisticada ao mesmo tempo. Simples porque é fácil de entender e sofisticada porque, de uma maneira prática e atual, Eric Berne consegue trazer uma compreensão profunda da complexidade que é o ser humano.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Graças a essa maravilhosa filosofia consegui ampliar a minha consciência sobre o meu Eu, o Outro e o Mundo, melhorando assim os meus relacionamentos, a minha forma de comunicar e, principalmente, melhorar a performance profissional. Através da AT posso inspirar pessoas a serem melhores e se desenvolverem. Hoje a AT faz parte da minha vida, só tenho a agradecer."

Renata Tannus, Membro Didata Clínico em Formação e psicóloga

Renata Tannus encontrou na Análise Transacional uma abordagem mais humana para atender seus clientes.

Regina Berard, Membro Didata Clínico em Formação

"Conheci a Análise Transacional pouco tempo depois de concluir minha graduação em Psicologia. Iniciei terapia nesta abordagem e me encantei. Dei início à formação e com ela estruturei toda a vida profissional e pessoal.

A AT permite que outros conhecimentos se integrem a ela, potencializando sua eficácia. Após tantos anos como analista transacional, me sinto motivada e desafiada constantemente a transmití-la a outras pessoas."

Marília Pereira, Membro Didata Clínico e vice-presidente da Unat-Brasil.

Marília Pereira vivencia a Análise Transacional há 26 anos. Veja o que ela fala sobre a AT em sua vida.

Luiz Ferrari, Membro Didata Clínico

"Meu primeiro contato com a AT foi em 1979, médico recém-formado, cursando Mestrado em Educação. Fundamentei teoricamente a monografia do mestrado com o encantamento que a nova teoria me proporcionou, e, em 1980, iniciei a Formação em AT, no Curso 202 com Alberto Tavares, no Rio de Janeiro. Nesta época, nos reuníamos em associações regionais de AT, que, em seu conjunto, formavam a União Nacional das Associações de Análise Transacional (Una-AT), posteriormente sucedida pela Unat-Brasil. Sinto-me orgulhoso de ter participado da Assembleia que deliberou, há 33 anos, pela criação da nossa associação, de ter participado da comissão que escreveu o primeiro estatuto, e de estar ainda hoje entusiasmo para ensinar e aprender a Análise Transacional."

Michelle Thomé, Membro Didata Organizacional em Formação e diretora de Comunicação da Unat-Brasil

Michelle Thomé passou a enxergar as pessoas e as relações interpessoais de uma forma mais completa com a Análise Transacional. Assista ao depoimento que ela fez para a gente com muito carinho.


Warning: include(includes/footer.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/unat/www/portal/unat33anos.php on line 356

Warning: include(includes/footer.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/unat/www/portal/unat33anos.php on line 356

Warning: include(): Failed opening 'includes/footer.php' for inclusion (include_path='.:/opt/remi/php56/root/usr/share/pear:/opt/remi/php56/root/usr/share/php:/usr/share/pear:/usr/share/php') in /home/unat/www/portal/unat33anos.php on line 356